3 receitas de chá para refluxo fáceis

0

Sem dúvidas, ter refluxo é uma condição bastante incômoda para quem sente e pode gerar vários outros problemas caso não seja tratado. O problema é causado ao afetar o anel muscular que fica entre o esôfago e o estômago, fazendo com que o conteúdo do estômago volte para o esôfago. Por isso, muitas pessoas querem aprender como fazer essas 3 receitas de chá para refluxo fáceis para evitar que esse mal estar permaneça.

Além disso, é válido ressaltar que quando a pessoa está com o sistema digestivo normal, o esfíncter esofágico inferior se abre para que o alimento possa ir até o estômago e depois se fecha para evitar que a comida e os líquidos estomacais ácidos cheguem ao esôfago. Mas, quando a pessoa está com problema de refluxo gastroesofágico, o  esfíncter esofágico fica enfraquecido ou relaxa como não deveria, e o ácido estomacal acaba voltando para o esôfago.

Além disso, em muitos casos, o refluxo alivia se a pessoa tiver uma boa alimentação e mude o estilo de vida para um mais saudável. Mas, muitas pessoas que possuem a doença acabam precisando usar medicamentos ou passar por intervenções cirúrgicas. Sendo assim, é sempre importante buscar opiniões médicas sobre o assunto e não se automedicar.

Receita de chá para refluxo de alcaçuz

Antes de mais nada, é válido ressaltar que o chá de alcaçuz ajuda no aumento do revestimento do muco esofágico, então, o chá acalma os efeitos do ácido estomacal no estômago. Além disso, a raiz do alcaçuz alivia os sintomas de refluxo ácido e azia relacionados ao refluxo gastroesofágico. Além do mais, o ingrediente possui a combinação de várias outras ervas. Portanto, é bastante popular quando o assunto é a diminuição do ácido estomacal, sendo bastante eficaz nesse sentido.

Agora, para preparar o chá, será necessário usar um litro de água e 30 g de raiz de alcaçuz apenas. Logo depois, basta colocar a água em uma panela, colocar o alcaçuz e deixar em fogo médio durante 10 minutos. Em seguida, desligue o fogo e tampe por mais ou menos 10 minutos. Por fim, basta coar o chá e servir logo depois ainda morninho, ou se preferir, pode ser gelado.

No entanto, é importante lembrar que o chá deve ser evitado caso esteja grávida ou em processo de aleitamento. Além do mais, também não pode ser usado por crianças e pessoas que tenham anemia, hipertensão ou glaucoma e nem por quem está tomando anticoncepcionais e repositores hormonais. Também, é importante ressaltar que não deve ser ingerido em excesso.

Além de tudo, é possível que o chá cause alguns efeitos colaterais indesejáveis, como por exemplo, dor de cabeça, abdominal, insuficiência respiratória e até mesmo hipertensão. Além disso, é recomendado cautela no uso do chá e consultar um médico antes de tomá-lo. 

Receita de chá para refluxo de gengibre

Sem dúvidas, muitas pessoas sofrem com o refluxo e recorrer ao chá de gengibre pode ser uma boa opção, por possuir propriedades que ajudam a melhorar os sintomas. Por isso, sempre que precisar diminuir sintomas como refluxo, opte por tomar o chá de gengibre.

Primeiro, para a receita será necessário uma colher de chá de gengibre e uma xícara de água apenas, depois, comece o preparo. Para preparar, coloque o gengibre dentro da água em uma panela e depois deixar no fogo por cerca de 10 minutos mais ou menos. Em seguida, apague o fogo e tampe a panela, deixe abafada por 10 minutos e depois é só coar e servir.

No entanto, para tomar o chá de gengibre é preciso ter alguns cuidados, como por exemplo, o aumento do risco de sangramento. O ideal é não tomar junto com o uso de remédios, para isso, antes consulte um médico para saber se é permitido ou não. Além disso, mulheres grávidas e amamentando só podem tomar o chá após liberação médica, assim como pessoas que tenha problemas de coração.

Receita de chá para refluxo de erva-doce

Por fim, o chá de erva-doce também é uma ótima opção para quem possui refluxo, pois, o chá acalma o estômago e reduz os níveis de acidez. Por isso, acaba sendo uma ótima opção para quem sofre com o problema e precisa de uma opção para reduzir o desconforto.

Primeiro, para preparar o chá será necessário uma colher pequena de chá com sementes de erva-doce e um copo de água.  Em seguida, para preparar, será necessário primeiro moer as sementes de erva-doce e depois colocar a água para ferver. Depois, apague o fogo e coloque as sementes de erva-doce e misture, em seguida, coe e sirva o chá imediatamente.

Além disso, caso o chá seja tomado de forma moderada, não causa efeitos colaterais, mas, é bom evitar o uso da planta em excesso. Mas, o chá deve ser evitado por mulheres grávidas ou que estão amamentando, além de pessoas com outros problemas de saúde, no mais, o chá pode ser tomado tranquilamente.

Gostou de aprender como fazer chá para refluxo? Então, experimente também essas 3 receitas de chás para parar a tosse.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.