Melhores receitas de Rapadura para fazer em casa

0

A rapadura pode não ser um doce muito popular, mas, é muito saborosa ao mesmo tempo. Além disso, geralmente, é feito com cana de açúcar, mas, é muito comum ver algumas variações da receita. Por isso, veja as melhores receitas de rapadura para fazer em casa.

Além disso, o doce é bastante comum no Nordeste, sobretudo, em épocas de festas juninas. Por isso, é um doce que ao fazer você irá se apaixonar pelo sabor delicioso. Também, é um doce que pode ser feito para vender e conseguir uma renda extra.

Ou, simplesmente ser feito para degustar com os seus amigos e familiares como sobremesa. Além disso, é sempre bom ter um docinho para degustar após qualquer refeição, não é mesmo? Então, essa é uma opção deliciosa.

Receita de rapadura de amendoim e leite condensado

Como já visto até aqui, a rapadura se trata de um doce bastante antigo e muito crocante, geralmente, feito com o caldo da cana. Mas, é possível variar o preparo como nessa receita de rapadura de amendoim e leite condensado. Por isso, veja agora mesmo como preparar a receita e faça para toda a família.

Ingredientes

Você também pode gostar:
  • Amendoim com casca torrado (250 g)
  • Uma xícara de açúcar cristal
  • Meia lata ou caixa de leite condensado

Como fazer rapadura de amendoim e leite condensado:

Antes de tudo, comece a receita preparando os ingredientes que serão utilizados para o preparo da rapadura. Nessa receita, o amendoim utilizado foi com cascas, então, comece torrando o amendoim e retire as cascas. Sendo assim, comece torrando os amendoins levemente, levando ao fogo baixo em uma panela grande ou frigideira.

Misture bem até que observe os grãos começarem a ficar torrados e as cascas começarem a sair. Depois disso, espere os amendoins esfriarem e esfregue uns grãos nos outros para as cascas saírem completamente. Além disso, é válido ressaltar que esse processo levará alguns minutos, então, tome cuidado para não queimar os grãos.

Agora, em uma panela média, coloque o amendoim torrado e sem casca com o açúcar e mexa bem. Em seguida, mantenha o fogo baixo e não pare de mexer, espere até que os amendoins comecem a caramelizar junto com o açúcar.

Posteriormente, coloque o leite condensado e não deixe de mexer, assim que a rapadura começar a desgrudar do fundo, pode retirar do fogo. Lembre-se que a consistência ficará cremosa, mas não igual a um brigadeiro. Então, agora coloque em uma travessa untada com manteiga média e depois espalhe usando uma espátula, para deixar nivelada a rapadura.

Agora, aguarde esfriar e corte em quantos quadradinhos quiser antes de servir. Lembre-se que a consistência dessa rapadura é mais cremosa por causa do leite condensado.

Receita de deliciosa rapadura de leite

Agora, aprenda como fazer essa receita de deliciosa rapadura de leite é simplesmente divina e muito fácil de fazer. Sem dúvidas, esse doce diferente fará muito sucesso com todos que provarem. Portanto, não deixe de aprender agora mesmo como preparar essa receita deliciosa.

Ingredientes

  • Um litro de leite integral
  • Um kg de açúcar refinado
  • Uma pitadinha de bicarbonato de sódio
  • Uma colher pequena de manteiga
  • Manteiga para untar

Como fazer deliciosa rapadura de leite

Primeiro, comece a receita juntando o açúcar, o leite, a margarina e o bicarbonato de sódio em uma panela. Depois, leve a mistura ao fogo e mexa de a cada 3 minutos, para não grudar no fundo da panela.

Em seguida, quando a mistura estiver consistente pegue usando uma colher uma porção do doce e coloque em uma xícara com água. Assim, caso forme uma bola mole, o doce está no ponto. Então, retire do fogo e continue mexendo até ficar açucarada.

Depois, coloque a mistura por cima de uma superfície lisa e plana, untada com manteiga, e corte em quadrados o doce. Em seguida, basta servir o doce como sobremesa.

Receita de rapadura de chocolate

Por fim, a receita de rapadura de chocolate é muito saborosa e fácil de fazer ao mesmo tempo. Sem dúvidas, após provar a receita dessa forma, você vai querer fazer sempre.

Ingredientes

  • Dois litros de leite líquido
  • Um kg de açúcar refinado
  • Um cravo
  • Chocolate amargo (150 g)

Como fazer rapadura de chocolate:

Antes de tudo, coloque o leite, o cravo e o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo até ferver, sem prar de mexer. Logo depois, quando estiver engrossando e estiver escurecido, coloque também o chocolate picado.

Em seguida, retire de dentro da mistura o cravo, apague o fogo e mexa bem até açucarar. Despeje a mistura em uma assadeira untada, espere esfriar e corte em quadrados. Por fim, basta servir a rapadura como sobremesa.

Viu só como essa receita é simples e fácil? Então, não deixe de ver agora em nosso site  essas 3 Receitas para Almoço simples e fáceispara toda família, não deixe de experimentar hoje mesmo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.