Naked cake de cenoura para caprichar na sobremesa

Descubra o passo a passo para fazer um bolo incrível de cenoura com brigadeiro.

0

Quem pensa que só é possível ter um naked cake de cenoura incrível se encomendar com um confeiteiro (a) está muito enganado. Em casa e com muita praticidade, é possível fazer um bolo tão lindo quanto o profissional.

Com as camadas e o recheio visíveis, o naked cake é uma excelente alternativa para comer em casa ou para servir em comemorações. Certamente, é versátil e combina com diferentes ocasiões. E, embora o nome seja “bolo pelado” (ou nu), é um bolo bem elegante e contribui para a decoração do ambiente.

Quer aprender a fazer um naked cake de cenoura para surpreender a todos? Então, confira o passo a passo a seguir e coloque a mão na massa!

Ingredientes

Massa:

  • 4 cenouras grandes cruas cortadas em pedaços;
  • 8 ovos;
  • 2 xícaras de óleo;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 4 xícaras de farinha de trigo;
  • 2 colheres (sobremesa) de fermento em pó.

Recheio e cobertura:

  • 4 latas de leite condensado;
  • 1 e ½ xícara de chocolate ao leite em barra picado;
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • Chocolate granulado (mas também pode ser raspas de chocolate) para decorar.

Como fazer naked cake de cenoura?

Primeiramente, bata a cenoura, os ovos, o óleo e o açúcar no liquidificador por 10 minutos. Em seguida, coloque a mistura em uma tigela e acrescente a farinha trigo e o fermento. Mexa bem e coloque a massa em duas formas redondas untadas com manteiga e farinha. Leve-as ao forno pré-aquecido a 180ºC por, aproximadamente, 50 minutos ou até dourar.

Quando os dois bolos estiverem totalmente frios, desenforme-os, nivele a parte de cima retirando as “casquinhas” e parta cada um deles ao meio. No fim, é preciso que haja quatro partes de bolo para montar o naked cake de cenoura.

Logo após, você já pode partir para o preparo do recheio! Para isso, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em uma panela e leve ao fogo baixo. Enquanto isso, fique mexendo delicadamente, sem parar, até que a mistura fique cremosa e consistente, como um brigadeiro, para dar sustentação ao bolo. Dependendo da potência do fogão, esse processo pode durar cerca de 30 minutos. Por fim, espere esfriar em temperatura ambiente e o divida em 4 partes iguais.

Montar o naked cake de cenoura é super simples. Basta seguir a ordem:

  1. Camada de bolo de cenoura;
  2. ¼ do recheio de brigadeiro;
  3. Camada de bolo;
  4. Mais ¼ do recheio;
  5. Camada de bolo;
  6. ¼ do recheio;
  7. Última camada de bolo;
  8. Restante do recheio para cobrir;
  9. Finalize com o granulado por cima.

Dica: Por fim, se quiser deixar a apresentação do seu naked cake de cenoura ainda mais bonita, você pode usar um saco de confeitar e uma espátula para arrumar o recheio nas laterais e também fazer bolinhas de brigadeiro para enfeitar a parte de cima.

Gostou da receita? Então, veja também: Descubra como deixar os brigadeiros coloridos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.