Receitas de arroz branco prático

0

Sem dúvidas, além de ser popular, o arroz é também um alimento bastante rico em carboidratos e traz diversos benefícios para a saúde. Um dos principais benefícios é o alto fornecimento de energia para o organismo por conta dos carboidratos. Além do mais, o alimento possui aminoácidos, minerais e vitaminas primordiais para o corpo funcionar bem.

Além disso, uma das misturas mais populares é o arroz com feijão ou ervilhas, lentilhas e outros grãos, deixando o alimento ainda mais nutritivo. Por isso, não é a toa que a combinação desse alimento é uma das mais populares que existem. Sendo assim, o consumo de forma contínua auxilia no reforço da imunidade e auxilia na manutenção das células, gerando benefícios principalmente para todos os tipos de pessoas.

Sendo assim, consumir arroz branco com frequência pode não ser algo bom para quem está em busca de perder peso ou tenham doenças como diabetes, por exemplo. Ou seja, para um grupo de pessoas, o alimento deve ser consumido de forma moderada, sem exageros. Para alguns casos, o ideal é se alimentar com o arroz integral, pelo fato de ser mais rico em fibras e trazer benefícios específicos para o organismo.

Arroz branco cozido: Informação nutricional

Sem dúvidas, o arroz integral é composto por bem mais nutrientes e minerais do que o arroz branco cozido, mas isso não significa que o branco seja ruim para a saúde. Além disso, o integral também possui menos carboidratos do que o arroz branco, pois, ele perde mais nutrientes ao ser processado.

Sendo assim, no arroz integral você encontra vitaminas do complexo B e minerais como  selênio, zinco, selênio, magnésio e cobre. Além de possuir fitoquímicos que possuem ação antioxidante. Desse modo, logo abaixo verifique as informações nutricionais contidas em 100 gramas de arroz branco e integral cozidos:

Em 100 gramas de arroz branco você  encontrará 125 calorias, 2,5 g de proteínas, 0,8 g de gorduras, 2,5 g de proteínas, 0,8 g de fibras. Além disso, o alimento também conta com 0,01 mg de vitamina B1 e B2, 0,6 mg de vitamina B3, 0,8 mg de vitamina B6, 5,8 mcg de vitamina B9. Nele você encontra também 7 mg de cálcio, 15 mg de magnésio, 33 mg de fósforo, 0,2 mg de ferro e 0,6 mg de zinco.

Por outro lado, em 100 g de arroz integral você terá 124 calorias, 2,6 g de proteínas, 1,0 g de gorduras, 25,8 g de carboidratos e 2,7 g de fibras. Além de possuir também 0,08 mg de vitamina B1, 0,04 mg de vitamina B2, 0,4 mg de vitamina B3 e 0,1 mg de vitamina B6. Nele você também encontra 10 mg de cálcio, 59 mg de magnésio, 106 mg de fósforo, 0,3 mg de ferro e 0,7 mg de zinco.

Desse modo, saiba que a diferença principal entre o arroz branco e o integral é que através do processo de branqueamento a casca e o gérmen são removidos, Portanto, no arroz integral a concentração de fibras, vitaminas e minerais acabam sendo maiores em relação ao arroz branco. Por esse motivo, em relação a saúde o arroz integral acaba sendo mais indicado para consumo.

Saiba como preparar o arroz branco:

Para quem deseja saber como cozinhar o arroz branco de forma adequada, entenda que a proporção ideal de cozimento será  de 1 uma xícara de arroz para 2 de água sempre. Ou seja, sempre coloque o dobro de água para a quantidade de arroz.

Sendo assim, para fazer o arroz, deve-se comece colocando dentro em uma panela cerca de 1 a 2 colheres de sopa de azeite e espere esquentar. Assim que estiver quente, adicione 1 xícara de arroz e misture bem, depois, coloque duas xícaras de água e uma pitadinha de sal. Agora, espere cozinhar em fogo alto até que a água comece a ferver, aguarde um pouco e abaixe o fogo para tampar a panela, espere cozinhar por cerca de 15 minutos.

Depois, quando começar a ver furos no arroz, desligue o fogo e espere descansar por alguns minutos dentro da panela tampada, isso permitirá o arroz terminar de absorver a água.

Para quem o arroz não é recomendado:

Sendo assim, se você for uma pessoa com problemas digestivos e precisa se alimentar com alimentos que tenham baixa em fibras, então, consumir arroz branco é a opção ideal, por ser fácil de ser digerido. Além disso, o melhor é que consuma o arroz em baixa quantidade e acompanhado de vegetais e legumes. Dessa forma, o alimento terá um teor maior de nutrientes.

No mais, caso você não sofra de doenças como diabetes do tipo II, doenças cardíacas ou obesidade, então, poderá consumir o arroz tranquilamente. Pois, nesses casos o ideal é optar pelo consumo do arroz integral que é mais risco em nutrientes, vitaminas e minerais.

No entanto, de modo geral, o arroz branco não possui contraindicação e pode ser adicionado na sua alimentação junto com outros componentes tranquilamente.

Em nosso site você também vai encontrar essas deliciosas Receitas de caldos práticos e fáceis, perfeitos para preparar em qualquer ocasião.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.