Receitas de feijão práticas para o dia a dia

0

Primeiro, é importante lembrar que nem todos sabem como fazer feijão, por mais que seja simples, fácil e um prato muito popular na culinária brasileira.  Pensando nisso, trouxemos essas receitas de feijão práticas para o dia a dia de forma rápida e fácil. Além disso, a sua receita ficará deliciosa e sem falar que o feijão uma ótima fonte de proteína.

Além de tudo, para quem não sabe, o feijão é rico em carboidratos e minerais, fazendo muito bem para a saúde de quem consome com frequência. Também, em sua composição, encontra-se o ferro, outro nutriente muito importante.

No Brasil, é possível encontrar diversos tipos diferentes de feijão, dos quais são cultivados e carregam uma grande bagagem cultural, o feijão de corda e o feijão-caupi são exemplos disso. Pois, ambos são mais abundantes em algumas localidades por ser mais favorável o cultivo.

Receita de feijão tradicional fácil

Geralmente,  o feijão comum que conhecemos, costuma ser cultivado durante todo o ano, independentemente da época e estação.  Pois, esse tipo de feijão possui um cultivo simples e fácil, assim como o preparo que veremos a seguir. Por esse motivo, ele é tão popular e não pode faltar na mesa dos brasileiros, sem falar que não há nada melhor do que a combinação do famoso feijão com arroz e carne.

Ingredientes utilizados:

  • Um kg de feijão comum
  • Água a gosto
  • Cebola, alho, sal e azeite
  • Carne seca, linguiça e bacon a gosto 

Como fazer feijão pela primeira vez:

Primeiro, pegue o kg de feijão, remova os grãos que estiverem ruins e as pedrinhas que encontrar e vá colocando o que estiver bom em uma vasilha. Em seguida,  deixe mais ou menos 15 minutos o feijão de molho antes de cozinhar na panela de pressão, descarte a água que deixou de molho quando for cozinhar.

Agora, coloque para cozinhar adicionando 3 xícaras de água para cada uma xícara de feijão. Agora, tampe a panela de pressão e espero cozinha por mais ou menos 25 minutos após pegar pressão. Depois, desligue o fogo e aguarde a panela esfriar para retirar a pressão levantando a válvula com o garfo. Ou, coloque a panela ainda quente embaixo da torneira da pia para sair a pressão antes de abrir.

Em seguida, veja se os grão cozidos estão macios, caso consiga amassar, já estarão cozidos, mas, se estiver duro, coloque na pressão para cozinhar mais. Logo depois, comece a temperar o feijão colocando meia cebola e dois dentes de alho picados para cada xícara de feijão cozido. Coloque uma colher de chá de sal e uma colher de sopa de azeite e refogue em uma panela para refogar a cebola e o alho.

Agora, junte uma concha de feijão no refogado anterior e amasse um pouco com a concha, adicione  uma folha de louro e misture. Por fim, coloque a carne seca, o bacon e a linguiça fritos na panela e espere cerca 10 minutos no fogo para pegar gosto e o caldo engrossar. Mexa as vezes para evitar que grude, quando ferver, retire do fogo e sirva com acompanhamentos. 

Receita de feijão tropeiro prático

Sem dúvidas, o feijão tropeiro é um dos pratos mais versáteis que existe, pois ele combina com diversos tipos de acompanhamentos. Além disso, essa receita de feijão tropeiro prático é muito fácil de fazer e ao mesmo tempo delicioso.

Ingredientes

Como fazer feijão tropeiro prático

Primeiro, comece adicionando em uma panela o bacon e a calabresa junto com um fio de azeite para fritar, coloque depois o alho amassado, o pimentão e por último a cebola picada e espere dourar. Em seguida, adicione os temperos, o feijão e a couve cortada.

Por fim, coloque a farinha de mandioca, observe se está no ponto certo de sal e de tempero, polvilhe tempero verde e coloque no fogo por cerca de 2 minutos. Está pronto para servir com acompanhamentos de sua preferência esse delicioso feijão tropeiro.

Veja também agora em nosso site outras receitas tão boas quanto essas e experimente essas 3 receitas de torresmo fáceis e ao mesmo tempo simples.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.