Receitas de Hidromel fácil e simples

0

Primeiro, se você não conhece essa bebida, saiba que se trata de uma das bebidas alcoólicas fermentadas considerada como a mais antiga de todo o mundo. Mas, apesar de ser uma bebida vendida pronta, ela costuma ser também muito procurada e muitos querem saber como fazer hidromel em casa. Por esse motivo, é importante saber que existem diversas receitas de hidromel simples para ser feita em casa. Então, a seguir você poderá ver uma delas para ser feita de forma simples e fácil.

Além do mais, essa deliciosa e bebida incrível, nem parece mas é composta da mistura de apenas 3 ingredientes que são água, mel e leveduras. A origem da receita vem desde os povos da antiga china, dos quais encontraram alguns vasos com restos dessa bebida. Além do mais, a graduação alcoólica da bebida varia entre 4° e 14° GL mais ou menos e dependerá de quais são as condições de fermentação e qual o tipo utilizado de levedura.

Essa é uma bebida conhecida como Hidromel e é feita com açúcares fermentados de mel e o seu teor de álcool pode chegar a cerca de até 20%, isso dependerá de qual será a forma de levedura usada na produção. Além disso, como já dito, se trata de uma bebida muito antiga e faz parte de algumas culturas históricas importantes. Sobretudo, em lugares como a Grécia e Roma antiga, celtas , civilizações vikings, saxões, dentre outras.

O sucesso da bebida está justamente no fato dela ser bastante saborosa, docinha e ser considerada uma bebida “fácil” de fazer. Embora seja uma bebida parecida com o vinho, o preparo dela é bastante pequeno e normalmente é feita apenas para consumo próprio.

Ingredientes

OBS: A quantidade que você vai usar de ingredientes vai depender do tanto de hidromel que pretende fazer, então, pode variar.

  • Água a gosto
  • Levedura
  • Mel
  • E para o processo de fermentação ser mais rápido, use suco de uva ou maçã

Outros materiais necessários:

  • Bacia
  • Um Hidrômetro
  • Garrafas de vidro
  • Vasilha transparente
  • Termômetro para uso culinário
  • Mangueira flexível
  • Bexigas ou câmara de vácuo (se for profissional)
  • Produtos esterilizante

Como fazer Hidromel em casa

Primeiramente, comece a produção caseira do seu hidromel esterilizando os materiais que serão utilizados, pois, é preciso que todos os utensílios estejam bem limpos e desinfetados. Dessa forma, durante o processo de fermentação não crescerá nenhum tipo de microrganismo prejudicial à saúde. Além do mais, para esterilizar você pode usar soluções próprias para essa finalidade, ou usar água sanitária.

Para preparar a receita, coloque dentro de uma bacia um litro de mel junto com três litros de água, coloque sempre a proporção de 1 pra 3, então, se for usar 100ml de mel, coloque 300ml de água e sempre assim por diante. Coloque a mistura no fogo e deixe cozinhando por 15 minutos, a uma temperatura de 70ºC. Utilize o termômetro culinário para manter a temperatura neste nível. Sempre mexa, para não deixar a mistura engrossar. Então deixe esfriar.

Quando estiver frio, adicione as uvas ou suco de maçã, caso queira que o hidromel seja feito com mais rapidez, mas, lembre que o sabor da fruta ficará, então, se quiser uma bebida com sabor puro, não use nenhum suco. Depois, adicione nessa mistura também o pacotinho de levedura e mexa bem. É melhor que seja um pacote pequeno com cerca de 100 g para usar quatro litros de mistura.

Posteriormente, coloque a mistura do hidromel dentro de um recipiente (garrafa) transparente, e depois vede completamente usando uma bexiga. Em seguida, fure um pouco a bexiga para que não entre ar na vasilha, e sim saia o dióxido de carbono (CO2) que será feito pela fermentação, depois, prenda bem a bexiga.

Se por acaso você for produtor de outras bebidas e tiver uma câmara a vácuo, isso facilitará o processo de fermentação, mas se não possuir, saiba que essa vasilha transparente dará conta do recado. Desse modo, deixe a mistura em temperatura ambiente descansando, melhor que varie entre 20 a 25ºC. Logo depois, espere a bebida fermentando por mais ou menos oito semanas se for usar o recipiente caseiro. Deixe mais ou menos três a quatro semanas se for usar a câmara a vácuo.

Dicas para fazer um hidromel delicioso:

Por fim, acompanhe a fermentação, utilizando o hidrômetro a cada duas semanas, pois, a gravidade ficará mais baixa, com cerca de 10%, do valor inicial. Além disso, o ideal é que não fique abrindo muito o recipiente e depois desse período é só passar o hidromel para garrafas de vinho com uma mangueira flexível e armazene a bebida em um lugar escuro.

Além disso, use uma levedura tolerante ao álcool, a mais indicada é a de vinho branco e pode ser achada em casas de artigos para criar de vinhos. Além disso, não esqueça de seguir o passo a passo corretamente durante todo processo, para que o seu hidromel fique como esperado.

Se gostou dessas receitas, então veja em nosso site outras receitas tão saborosas quanto essas e faça essas 3 Receitas de Churros caseiro fácil de fazer para preparar em qualquer ocasião para toda família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.