Veja aqui 3 dicas caseiras para desentupir a pia da cozinha

A pia da cozinha é um dos lugares em casa que mais entopem

0

Você sabia que a pia da cozinha é um dos lugares que mais entopem? Na verdade, isso é comum devido a restos de comida e gordura. Por isso, hoje você vai conhecer 3 dicas caseiras para desentupir a pia da cozinha.

Dentre as vantagens dos produtos caseiros, está o fato de não prejudicarmos o meio ambiente. Além disso, muitas vezes, os produtos industriais são abrasivos e podem prejudicar quem aplica, crianças e animais.

Então, em seguida, vamos falar sobre três dicas simples e baratas de desentupir a pia da cozinha. Antes de entrar nessas soluções, é importante lembrar que a limpeza regular do sifão é fundamental para evitar entupimentos. É uma boa prática fazer isso a cada dois meses.

3 dicas caseiras para desentupir a pia da cozinha

Sal de cozinha

  1. O sal de cozinha é uma solução simples para desentupir a pia. Quando você perceber que a água não está descendo corretamente, siga estes passos:
  2. Espere até que a água desça naturalmente.
  3. Coloque cerca de um copo de sal no ralo.
  4. Despeje água quente no ralo.
  5. Use um desentupidor de pia ou um pano para aplicar pressão.
  6. Observe a sujeira que estava obstruindo o cano descer e a água fluir normalmente.

Bicarbonato de sódio e vinagre

  1. Se a água está parada na pia, você pode usar bicarbonato de sódio e vinagre. Siga estes passos:
  2. Despeje um copo de vinagre na água parada.
  3. Adicione um copo de bicarbonato de sódio.
  4. Mexa a mistura no sentido horário com uma colher para criar um redemoinho.
  5. Use um pano para aplicar pressão no ralo até o entupimento ser removido.
  6. A água deve começar a descer livremente.

Detergente

  1. Outra opção é o detergente comum. Faça o seguinte:
  2. Despeje cerca de um copo de detergente no ralo entupido.
  3. Aqueça dois copos de água e despeje-os no ralo quando estiverem quentes.
  4. Deixe a solução agir e dissolver a sujeira no ralo.
  5. O fluxo de água será restaurado.

Quando é Hora de Pedir Ajuda Profissional

Essas soluções caseiras são eficazes para entupimentos menores, mas em casos graves, pode ser necessário chamar um profissional encanador. Entupimentos severos requerem conhecimento especializado.

Ainda assim, saber como desentupir a pia da cozinha com soluções caseiras é uma habilidade útil. Essas opções simples e acessíveis permitem que você lide com entupimentos de forma eficaz, economizando tempo e dinheiro. Portanto, tenha essas soluções caseiras em mente para manter sua pia da cozinha sempre funcionando corretamente.

Dicas para que a pia da cozinha não entupa

  • Use um filtro ou peneira no ralo da pia para coletar pedaços de comida. Não jogue restos de comida na pia, pois eles são uma das principais causas de entupimento.
  • O óleo de cozinha pode solidificar e obstruir os canos. Em vez disso, armazene o óleo em um recipiente e descarte-o adequadamente.
  • Derrame água quente no ralo da pia regularmente para ajudar a dissolver quaisquer resíduos de sabão e gordura que possam estar acumulando nos canos.
  • Remova o sifão da pia a cada dois meses e limpe-o para evitar o acúmulo de sujeira e resíduos.
  • Evite o uso excessivo de produtos químicos de limpeza, pois eles podem corroer os canos. Opte por soluções mais suaves e naturais sempre que possível.
  • Produtos não solúveis, como produtos de limpeza ou tintas, não devem ser descartados na pia. Isso pode causar obstruções graves.
  • Repare imediatamente qualquer vazamento de água na pia, pois a umidade constante pode levar ao crescimento de mofo e ao enfraquecimento dos canos.
  • Considere usar um protetor de ralo que impeça que objetos estranhos, como talheres ou tampinhas, caiam no ralo e causem entupimentos.
  • Certifique-se de que você e sua família saiba como descartar adequadamente itens como filtros de café usados, restos de comida e produtos químicos perigosos. Evite jogá-los na pia.

Enfim, gostou da nossa dica? Então, aproveita e compartilha em suas redes sociais. Comenta, nós da Receitas Premium adoramos saber a opinião dos nossos leitores! Segue nosso Instagram @receitapremium.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.